Breve informação

Conheci Marcio Biasoli por meio de meu pai, médico patologista clínico, que atuou na atividade de análises clínicas. Marcio Biasoli é um cientista e ajudou a comunidade laboratorial brasileira a oferecer exames laboratoriais precisos, organizando o 1° programa de controle de qualidade brasileiro, iniciativa pioneira desenvolvida com a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, e que perdura até os dias atuais.

Ao longo de nossa convivência, pude verificar que, junto com sua esposa, Elvandir, Marcio teve êxito na educação de seus filhos, todos formados e com destaque nas respectivas áreas de atuação profissional. Temos muitas identificações: somos pessoas reservadas, gostamos de estar em família, e somos apaixonados pela missão de transmitir nossos valores morais aos nossos filhos e netos.

Para minha surpresa, depois de conseguir marcar sua trajetória vitoriosa e conquistar reconhecimento profissional, ao longo dos últimos anos, Marcio passou a se dedicar e investir no futuro, estimulado pelo nascimento de seus netos e com desejo de transmitir a eles seus valores humanos e culturais mais caros. É o cientista usando sua criatividade e disseminando todo o seu amor e conhecimento.

Nessa nova publicação da série "Novos Amiguinhos", Marcio presenteia as crianças com uma nova história sobre uma tartaruga ferida, vitimada pelas ações inescrupulosas de seres humanos que agridem o meio ambiente e que, para ser curada, antes precisou realizar um exame laboratorial.

O momento da retirada do sangue para análise laboratorial é delicado e amedronta muito as crianças, apesar de hoje contarmos com instrumentos que permitem localizar as veias com precisão e meios que possibilitam a realização de exames com quantidades de sangue muito pequenas. As agulhas utilizadas também foram aperfeiçoadas por processos modernos de produção e contribuem para minimizar a dor. Mas na história, nada disso importa e, para trazer o conforto necessário para esse momento, Marcio traz a solidariedade dos amiguinhos: a indiazinha Tiçá, seu irmão, o indiozinho Luçá, David - a Estrelinha Nova - e o beija-flor Mariná.

O fato de termos nosso neto David mais uma vez integrado a esse grupo de crianças, netos do Marcio Biasoli e Elvandir, todos personagens dessa história, nos orgulha e emociona. Fazemos votos que nossos pequenos consigam exercer tarefas nobres ao longo de suas trajetórias, e auxiliem nas transformações tão necessárias ao mundo contemporâneo.

E que essa amizade, que começa no mundo da imaginação cresça e se perpetue, fortalecendo os laços que já unem nossas famílias no mundo real.

Wilson Shcolnik

Veja

Os Idiomas Publicados