Breve informação

Este é o primeiro livro da coleção "Os Guerreiros Guarani". Para escrever esta série me inspirei na pirataria que ganhou força no século XVI, considerada uma forma de contestação de governos europeus que ficaram fora do Tratado de Tordesilhas (1494), que dividia as terras do "Novo Mundo"entre Espanha e Portugal.

A cada episódio falaremos destes piratas que atacavam com frequência as terras brasileiras, gerando imensas perdas de ouro, pau-brasil e outras riquezas. Cabe destacar que os piratas desta coleção nada têm a ver com a figura clássica conhecida pela maioria das pessoas - o autônomo, que não respondia a nenhum governo e pregava a liberdade dos mares. Eles são corsários, cujas viagens eram financiadas por algum estado e companhias comerciais e os lucros eram repartidos. Portavam consigo a Carta do Corso, documentos oficiais dos estados, permitindo o combate às nações consideradas inimigas e a apreensão de suas mercadorias.

No final do século XVII e início do século XVIII só havia praticamente corsários e não mais piratas. Segundo especialistas, essa transição, em parte, pode ser atribuída à constatação, feita pelos "invasores", que as marinhas espanholas e portuguesas eram muito fracas e que as riquezas provenientes das Américas poderiam serfacilmente capturadas.

Dessa forma, misturando elementos históricos, pesquisados nas raras bibliografias disponíveis sobre a pirataria na costa brasileira, e dados retirados do mundo da magia e da imaginação, vamos navegar junto com os nossos Guerreiros Guarani e, a cada episódio, combateremos os corsários europeus. Neste primeiro livro, travaremos uma batalha contra os ingleses, que tentam saquear nosso pau-brasil. No volume dois, a luta será contra os portugueses. Em seguida, enfrentaremos os espanhóis, depois os franceses e, por último, os holandeses.

Assim, espero levar muita diversão para os leitores e iluminar um pouquinho desse episódio da história do Brasil, no período da colonização portuguesa.

Veja

Os Idiomas Publicados